quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PREPARE-SE PARA VIVER COISAS NOVAS

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo a luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, rios no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e os avestruzes; porque porei água no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, o meu escolhido, esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor.” (Is. 43:18-21).

Não é preciso ser profeta para saber que em algum momento da vida, todos nós já sentimos aquela sensação de estarmos perdendo algo ou alguém muito importante. Isto acontece em vários momentos da vida: quando alguém falece, quando relacionamentos são quebrados, quando alguém que amamos viaja para muito longe, quando perdemos uma negociação incrível no trabalho, quando não passamos num vestibular ou num concurso, e você com certeza pode aumentar ainda mais esta lista. Nesses momentos, pensamos que perdemos a melhor oportunidade que poderíamos ter na vida, e que as nossas esperanças e sonhos se frustraram.

Esse, com certeza, foi o sentimento do povo de Judá, quando passava pelo cativeiro. E no caso deles, tinha mais um agravante: eles estavam passando pelo cativeiro por causa da própria desobediência deles, e quando o pecado está envolvido, quando Satanás pode nos acusar de todo o erro que praticamos, fica ainda mais difícil crer que ainda existe esperança.

Hoje, porém, do mesmo modo como o Senhor deu esta palavra a Isaías, a fim de fortalecer o coração do seu povo, assim também o Senhor nos traz à memória a fim de nos mostrar que ele tem um tempo novo para nós, tempo de esperança e de novos projetos. Sendo assim, meditemos em alguns conselhos preciosos que o Senhor quer nos dar, e percebamos que se quisermos ter um tempo novo, precisamos:

1. Não querer mais viver as coisas passadas (Is. 43:18). Você lembra a última vez que fez uma faxina na sua casa ou no seu guarda-roupa? Quanto lixo estava lá como algo útil, mas que na verdade não servia mais, não é? Você, com certeza percebeu que estava na hora de desocupar o espaço, jogar fora o que não prestava e se tornou apenas entulho. Muitas vezes, precisamos fazer esta faxina em nós mesmos, mas não temos coragem de olhar para a sujeira que está dentro de nós, ou ficamos apegados de mais a tudo, colecionando tudo o que é velho e não presta com a falsa esperança que um dia pode vir a ser útil novamente. Quantos pecados precisamos abandonar? Quantas lembranças, embora boas, precisam ser deixadas no passado porque já não podem ser vividas? Mas não queremos abrir mão de nada, e continuamos cheios das velhas coisas.

O Senhor deu um conselho ao povo de Israel: “Não se lembrem das coisas passadas, e não considerem as antigas.” Isto quer dizer que não precisamos ficar lamentando por aquilo que não conseguimos, ou que perdemos, para o resto das nossas vidas. Há tempo para tudo, como vemos em Eclesiastes (Ec. 3:1-8). Há o tempo devido de chorar, prantear, expor ao Senhor a nossa dor. Entretanto, o luto, o cativeiro, não precisa nem devem ser eternos. Precisamos aprender a Deixar as coisas do passado no passado, como também nos aconselha o apóstolo Paulo (fp. 3:13-14). Se fixarmos nossos olhos no passado, não enxergamos os presentes que o Senhor está nos dando no presente.

2. Precisamos focar nosso pensamento no presente e no futuro. Mais do que parar de olhar para o passado, precisamos focar nossas atenções no presente. Mesmo que a causa da nossa desesperança e tristeza seja o pecado, precisamos lembrar que se o pecado foi confessado com arrependimento, o perdão foi alcançado e garantido por Cristo, que nos torna outra vez justos diante de Deus e puros (1 Jo. 1:9). Então, dê adeus às acusações de Satanás, tomando posse do perdão de Cristo.

Agora, tudo o que temos que fazer é seguir adiante, pensando nas novas oportunidades que o Senhor está nos dando, permitindo que ele engravide a nossa alma com novos sonhos. Talvez, muito mais que uma faxina, precisaremos que o Senhor faça uma reforma no nosso caráter. Mas tudo bem! Vamos lá! Permitamos que ele faça esta reforma no presente, para sermos um templo devidamente adornado para Ele no futuro.

Sabe qual é o nosso maior problema, muitas vezes? É que olhamos tanto para o problema e para o passado, que nos esquecemos de contemplar, ainda que pelos olhos
da fé, o que o Senhor está fazendo hoje. Depois nos questionamos e dizemos que o Senhor não está agindo, não está falando, e nada está mudando. Será que não está mesmo? Ou será que somos nós que não estamos atentos para perceber? Foi isso que o Senhor disse ao seu povo: “eu estou fazendo coisas novas! Estou trazendo um tempo de esperança! Vocês não percebem?”

3. Precisamos crer que o Senhor muda as circunstâncias para nos favorecer. O Senhor diz também ao Seu povo que vai dconstruir um caminho no deserto, colocar rios no ermo. Isto nos ensina que Deus muda situações, cria coisas onde antes não havia, por amor de nós. Há muitos dias, uma das coisas que o Senhor tem me dito é: “fica calma, minha filha! Eu sei como surpreender o inimigo.” Deus sempre terá uma estratégia melhor que a nossa e mais eficaz do que todos os planos do inimigo quanto a nós. Tudo o que nos resta é ficarmos quietos e contemplarmos a provisão do Senhor, até que Ele nos diga que é a hora de agir com as ferramentas que Ele nos deu, e da forma que Ele nos mandou fazer.

4. Precisamos lembrar que tudo o que o Senhor fará em nosso benefício, ele fará para que o seu nome seja louvado. Aqui está uma questão muito pouco observada, mas muito importante. Muitas vezes, achamos que o Senhor nos abençoará por causa simplesmente do seu amor por nós. É bem verdade que Ele nos ama, mas esta não é a principal motivação para que o Senhor nos abençoe. Deus não nos abençoa para satisfazer nossos caprichos, e porque sabe que algumas coisas que pedimos são simplesmente para satisfazê-los, muitas vezes não atende às nossas orações (Tg. 4:3). O Senhor precisa ocupar o primeiro lugar no nosso coração, porque quando damos a Ele o lugar que é dEle, Ele nos torna completos (MT. 6:33-34). Quando o Senhor é o nosso tesouro, não importa se não temos tudo, porque temos o principal, sua presença. Mas quando priorizamos outras coisas que não o Senhor, se elas nos faltam, perdemos a esperança porque simplesmente a colocamos no lugar errado. Por tanto, devemos aprender que quanto mais glorificamos a Deus, mas a sua glória nos completa.

Finalmente, amados, reflitamos no que o Senhor tem nos dito: Deixemos de olhar apenas para o passado com saudade, avancemos para o presente que está diante de nós, confiemos que o Senhor mudará as circunstâncias para nos abençoar, mas saibamos que todas estas coisas serão feitas para que Ele seja glorificado através das nossas vidas.
Que o Senhor te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário