sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CONHECIMENTO E OBEDIÊNCIA: NECESSIDADE DE TODO O CRISTÃO

CONHECIMENTO E OBEDIÊNCIA: NECESSIDADE DE TODO O CRISTÃO

“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; Dispõe o meu coração para só temer o teu nome.”
(Sl. 86:11).

Esta deve ser a nossa oração todos os dias. O conhecimento do Senhor é uma dádiva dEle para o seu povo e deve ser desejado por nós mais do que temos desejado as suas bênçãos. Afinal, se queremos relacionamentos profundos e verdadeiros, não nos relacionamos com o outro pensando apenas em receber o que ele pode nos dar, mas antes de qualquer coisa, desejamos conhecê-lo, estar com ele, ter a sua presença mais do que os seus presentes. É assim que nos sentimos quando estamos apaixonados, e é este sentimento que deve invadir o nosso coração quando pensamos no nosso relacionamento com o Senhor. Foi por este motivo que o Senhor exortou a Igreja de Éfeso, que embora fosse conhecida como uma Igreja que amava aobra do Senhor precisava voltar a amar a sua presença, precisava voltar ao primeiro amor (Ap. 2:1-5). Também nós precisamos nos arrepender e voltar às primeiras obras: voltar à oração, à consagração, aos momentos a sós com Deus, pois estes são os momentos em que mais o conhecemos.
Conhecer ao Senhor é algo tão necessário, que se torna um fator determinante no que se refere à nossa vida e ao nosso futuro. Em provérbios aprendemos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv. 1:7). Sabemos que só teme ao Senhor aquele que o conhece, de modo que podemos concluir que quando conhecemos e tememos ao Senhor, adquirimos a sabedoria necessária para tudo o que fizermos. O Profeta Oséias nos exorta a conhecermos ao Senhor constantemente (Os 6:3), o que nos mostra que não há ninguém que o conheça tanto que não precise conhecê-lo ainda mais.
No entanto, o conhecimento que pouco a pouco adquirimos do Senhor tem uma finalidade clara: Fazer-nos andar nos seus caminhos. O Senhor não nos dá uma informação simplesmente para que a tenhamos, mas para que a coloquemos em prática. A Palavra do Senhor está repleta de exemplos que nos mostram que não conhecer qual é a vontade de Deus para nós é melhor do que conhecer e não andar em conformidade com ela. Oséias denuncia que o povo do Senhor estava sendo destruído pelo pecado da idolatria, em grande parte, por causa dos sacerdotes que conheciam, mas não praticavam a vontade de Deus nem a ensinavam ao povo (Os. 4:1-10). Jesus nos ensina que é mais obediente aquele que se nega a fazer a vontade do Senhor a princípio, mas a faz posteriormente, do que aquele que se dispõe a fazê-la, mas desobedece depois (Mt. 21:28-32). Tiago nos exorta a sermos, não apenas meros ouvintes, mas operosos praticantes da Palavra do Senhor (Tg. 21:22-25
Por último, o salmista nos ensina neste texto que precisamos decidir obedecer ao Senhor. Ele pede que o Senhor disponha o seu coração para só temer ao nome dEle. Isto deve nos ensinar que a obediência é, sobretudo, decisão, entender o que é mais importante, o que ocupa verdadeiramente o lugar de tesouro no seu coração.
Diariamente, seremos confrontados e teremos que escolher se vamos ou não obedecer ao Senhor. O mundo sempre nos oferecerá coisas apetitosas aos olhos, como aconteceu no Éden. Muitas vezes, assim como Eva, receberemos ofertas para possuirmos conhecimentos que nos afastam de Deus e para vivermos uma vida “independente” dEle (Gn. 3:1-7). Entretanto, precisamos lembrar que as nossas escolhas tem conseqüências eternas (Gl. 6:7-10), que o prazer do pecado é momentâneo e leva à morte (Tg. 1:13-15; Gn. 3:8-19), e que o conhecimento de Deus supera qualquer outro conhecimento que possamos ter (Fp. 3:7-11), porque sem Ele nada podemos fazer (Jo. 15:4-8).
Portanto, amados, a minha oração é que o Senhor, em sua infinita misericórdia, disponha o nosso coração para só temer ao seu nome, e que nós, sempre que formos corrigidos ou instruídos por Deus, não endureçamos o nosso coração, mas estejamos dispostos a andar nos caminhos do Senhor independente do presso que nos custe.
Que o Senhor, em Cristo, nos abençoe.

Nota:
Amados, por falar em conhecer a Deus, vou começar a prepara alguns estudos bem edificantes para colocar aqui. Vamos estudar alguns livros da Bíblia, pelo menos de forma panorâmica, e outros vamos estudar mais profundamente. Esta é mais uma oportunidade que você terá de conhecer, junto comigo, ainda mais o Senhor. Vamos crescer juntos no conhecimento, para que possamos crescer também na obediência, amém?
Um abraço fraternal, e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário