sábado, 7 de maio de 2011

AMOR DE MÃE

AMOR DE MÃE

“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esqueceria de ti.”
(Is. 49:15).

Geralmente usamos este texto para falar do amor incondicional e perfeito de Deus, que supera todas as expectativas humanas. Entretanto, esquecemos muitas vezes, de prestar atenção no fato de que Deus comparou o seu amor ao amor de mãe, exatamente por ser este o amor mais excelente que podemos experimentar nas nossas relações interpessoais. E embora saibamos de alguns relatos de mulheres que abandonam e até matam seus filhos, queremos aqui separar aquelas que geram sem responsabilidade e são meramente reprodutoras, daquelas que são, de fato, MÃE no sentido mais nobre da palavra, transmissoras e referenciais de amor. É a estas que prestamos nossa homenagem, e é a elas que dedicamos este dia tão especial.
Afinal, é ela que, a exemplo de Sara, Rebeca, Raquel, Ana e tantas outras, ora pedindo a Deus para ser presenteada com a nossa chegada. Não se importa com a dor do parto, nem com as muitas dores que sentirá, ao longo de toda sua vida, mesmo sabendo que muitas vezes somos nós mesmos quem as causaremos. Ainda sim, considera um privilégio poder nos chamar de filhos.
É ela quem nos dá a primeira demonstração de amor quando nascemos e, em meio ao desconforto do novo e imenso mundo que nos está sendo apresentado, somos envolvidos nos seus braços quentinhos e alimentados com tudo o que precisamos para crescer. A vida não vem dela, mas através dela recebemos a vida, e se preciso for, ela arrisca a sua para defender a nossa, como fez Joquebede, mãe de Moisés. E o Senhor as honra, como honrou Joquebede (Êx. 2:1-9). Vemos também como Deus recompensou aquela mãe que, ao lutar para ficar com o seu filho indo até o rei, preferiu deixá-lo com aquela que não era sua mãe ao matá-lo. O Senhor deu sabedoria ao rei, e ela pôde ficar com a criança (1 Rs. 3:16-27).
É ela que, a exemplo de Maria, guarda as promessas do Senhor para nós no seu coração (Lc. 2:15- 19, 51). É ela quem nos dá bons conselhos (Pv. 31:1-9), e é o temor do Senhor quem lhe confere honra (Pv. 31:30). É exatamente por isso que a palavra de Deus nos orienta a ouvi-la (Pv. 1:8; 15:20).
Anós, filhos, cabe apenas louvar a Deus por ter nos dado o privilégio de serem filhos, e a vocês, mamães, cabe apenas ser honrada e receber nosso abraço, sabendo que vocês são muito especiais para Deus e para nós.
aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer ao Senhor por ter me dado a minha mãe, em especial. Ela que é uma auxiliadora incondicional em todas as áreas da minha vida, e que tem aprendido com o Senhor a viver o amor de primeira Coríntios, que tudo sofre, crê, espera e suporta.
Que possamos todos os dias experimentar e valorizar este amor de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário