quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

)Mateus 16:13-17).
13. “Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14. E responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elías; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.
15. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?
16. Respondeu-lhes Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17. Respondeu-lhe Jesus: Bem-aventurado és Tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que tu revelou, mas meu pai, que está nos céus”.

Nestes dias, quando estava orando, eu comecei a pensar sobre o nosso relacionamento com Deus. Muitas vezes, nós estamos na Igreja e dizemos que conhecemos a Deus, mas se alguém nos pergunta quem é Deus ou quem é Jesus para nós, damos respostas prontas como “Jesus é tudo para mim”, ou “Deus é amor”, ou “Jesus foi alguém que ensinou ao mundo o amor de Deus e amou a todos”. Estas respostas, obviamente, tem o seu lugar, mas eu gostaria que você refletisse sinceramente sobre quem, de fato, é Jesus para você.
A Bíblia nos diz que Jesus perguntou aos discípulos quem os outros diziam ser ele, para que pudesse finalmente ouvir o que os seus discípulos pensavam dele. É claro que ele sabia o que os outros pensavam, mas quem ele era para os seus discípulos? Os outros conheciam os milagres e os ensinamentos de Jesus, mas os seus discípulos o conheciam na intimidade, estavam sempre juntos, participando de tudo. Além disso, eram eles quem continuariam o seu ministério depois que ele morresse e ressuscitasse. Por isso, para Jesus, o mais importante não era o que os outros pensavam, mas sim o que aqueles com os quais ele compartilhava a sua vida pensavam.
É importante salientar que quando a Bíblia diz que uns pensavam que ele era João Batista, outros Elías, e ainda outros Jeremias ou algum outro profeta, ela não está afirmando a reencarnação, como muitos pensam, até porque os outros nesta história eram, na sua maioria, Judeus. Eles apenas estavam dizendo que Jesus tinha o mesmo ministério profético que esses homens, que anunciavam a bondade, mas também o julgamento e a justiça de Deus, pregando o arrependimento. Eles não estavam errados em reconhecer o ministério profético de Jesus, mas o que eles não entendiam era que Jesus não era apenas mais um profeta, ele é o Filho de Deus que se fez homem e habitou entre nós para ser o elo entre o homem e Deus, afim de nos reconciliar com Ele.
Ao inquirir os seus discípulos, era isto que Jesus queria ouvir, e por isso a sua alegria imensa com a resposta de Pedro. Os outros profetas anunciavam o caminho, mas Jesus era o caminho; os outros profetas pregavam o arrependimento, mas só Jesus tinha poder para perdoar pecados; os profetas morreram por causa da sua pregação da Palavra de Deus, mas Jesus morreu para que se cumprisse a Palavra de Deus.
Hoje, Jesus nos faz a mesma pergunta: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” Qual é o grau de importância que ele tem tido em nossas vidas? Ele é mais um, ou é único? É apenas aquele que tem palavras doces para nos dizer todos os domingos, ou é o nosso amigo inseparável a semana toda? É mais uma opção dentre tantas, ou é o único capaz de preencher o vazio do nosso coração? A resposta é individual. Só você pode responder.

28/01/2010.

Leitura do dia: (Êx. 19-20; Mt. 18:21-35).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

QUE TIPO DE TERRA É O SEU CORAÇÃO?

Mateus 13:3-9, 18-23.
Muitas vezes, usamos esta parábola para falar aos não convertidos sobre a necessidade que eles têm de ter um coração fértil para a Palavra de Deus. Entretanto, não prestamos atenção em um pequeno, mas significativo detalhe: Jesus falou esta parábola para uma multidão, cuja maioria não entendia nada do que ele estava falando. Mas ele não permitiu que os seus discípulos ficassem sem entendê-la. Ele queria que eles soubessem de toda a verdade do Pai revelada por ele.
Aqui, Jesus compara o coração do homem a quatro tipos de solo, onde a sua Palavra é semeada:
1. A semente da beira do caminho. Neste caso, Jesus explica que a sua Palavra é roubada por Satanás do coração do ouvinte da Palavra de Deus. Ela descreve aqueles que ouvem, mas não conseguem guardar a Palavra de Deus nos seus corações e mentes. É como se houvesse um bloqueio mental. Uma pessoa muito próxima a mim queria servir a Deus com sinceridade, mas não conseguia lembrar-se de absolutamente nada do que foi pregado no dia anterior, não conseguia decorar um só versículo. Nós começamos a orar juntas e, depois de um tempo, ela começou a orar sozinha (o que antes não fazia), começou a pelo menos se lembrar das coisas que Deus havia falado de maneira pessoal ao seu coração. Ainda estamos no processo, mas pelo menos eu sei que hoje Satanás não consegue mais tirar a Palavra de Deus do coração dela. Esta batalha foi vencida.
Muitos, entretanto, permitem que Satanás roube de seus corações a Palavra de Deus, porque simplesmente não lhe dão a atenção devida, e depois querem lembrar do que foi falado.
2. A semente que caiu entre as pedras. Jesus descreve estes como aqueles que entendem a Palavra de Deus, recebem com alegria, mas são superficiais, não deixam que ela crie raízes. Todos nós sabemos que árvore sem raízes não dão frutos porque não se mantém de pé, que relacionamentos sem raízes não são duradouros porque não resistem às provas das diferenças. Se sabemos de tudo isso, então, por que queremos ter com Deus um relacionamento superficial, sem compromisso, e ainda sim queremos dar frutos para o reino? As suas prioridades e o seu grau de comprometimento com a Palavra de Deus vão definir que árvore vai criar raízes, crescer e dar frutos: a árvore da Palavra de Deus e de uma vida santa, ou a árvore do pecado que frutifica para a morte espiritual e até física.
Jesus disse que estas pessoas logo desistem quando chega a perseguição, mas a Palavra de Deus nos adverte que se quisermos participar da sua glória, então temos que participar também do seu sofrimento (Fp. 3:8-11; 1 Pe. 5:8-10).
3. A semente que caiu entre os espinhos. Estas são as pessoas que até tem a Palavra de Deus bem enraizadas nos seus corações, mas deixam que os espinhos das ilusões que o mundo tem a oferecer sufoquem a sua fé. Estas pessoas acabam tomando a forma do mundo, quando a Palavra de Deus diz que devemos não nos conformar com ele. Consequentemente, elas não experimentam a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, e por isso não conseguem frutificar.
4. A semente que caiu em terra boa. Este é o coração que não oferece reservas, obstáculos, para que a Palavra de Deus produza frutos de vida em sua vida. Estes frutificam, conforme a sua capacidade.
A que tipo de terra podemos comparar o nosso coração? Hoje o Senhor Jesus nos quer dar uma Palavra de exortação, mas também de esperança. Se a terra do seu coração não tem sido uma terra boa, mas tem sido uma das três primeiras terras que descrevemos aqui, o Senhor Jesus quer transformar você em terra frutífera. Em 2 Crônicas 7:14-15, temos uma promessa. Se nós, que somos o povo de Deus, nos humilharmos, e orarmos, e buscarmos a face do Senhor, e nos convertermos dos nossos maus caminhos, o Senhor sarará a terra do nosso coração e ela produzirá frutos que glorificam seu nome. Portanto, o que nos resta é nos arrependermos e aceitarmos o perdão de Deus, afim de que Ele cure primeiro o nosso coração, e com o coração curado, fica fácil de Deus responder às nossas orações.
Deus abençoe a sua vida.

No amor de Cristo,
Ketyanne.

20/10/2010

Leitura do dia: (Gn. 40-50; Mt. 13:31-58).

LEITURAS ATRAZADAS

Olá, amados! Aqui estão, finalmente, as leituras que prometi. Mais uma vez, perdão pelo atrazo.
No amor de Cristo,
Ketyanne.

06/10/2010: (Gn. 16-17; Mt. Mt. 5:27-48).
07/01/2010: (Gn. 18:19; Mt. 6:1-18).
08/01/2010: (Gn. 20-22; Mt. 6:19-34).
09/01/2010: (Gn. 23-24; Mt. 7).
10/01/2010: (Gn. 25-26; Mt. 8:1-17).
11/01/2010: (Gn. 27-28; Mt. 8:18-34).
12/01/2010: (Gn. 29-30; Mt. 9:1-17).
13/01/2010: (Gn. 31-32; Mt. 9:18-38).
14/01/2010: (Gn. 33-35; Mt. 10:1-20).
15/01/2010: (Gn. 36-38; Mt. 10:21-42).
16/01/2010: (Gn. 39-40; Mt. 11).
17/01/2010: (Gn. 41-42; Mt. 12:1-23).
18/01/2010: (Gn. 43-45; Mt. 12:24-50).
19/01/2010: (Gn. 46-48; Mt. 13:1-30).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

INFORMATIVO

Olá amados! Graça e paz!
Em primeiro lugar, gostaria de pedir perdão por não ter postado a leitura do dia utimamente. estava com problemas na internet, e como o computador que eu uso tem que ter leitor de tela para que eu possa usar, não pude usar outros computadores para enviá-las. Breve estarei postando algumas leituras adiantado, afim de que caso a internet dê problemas novamente, vocês não fiquem sem a leitura diária.
No mais, estarei postando as leituras atrazadas, e peço mais uma vez desculpas.
Que o Senhor continue abençoando a todos.
No amor de Cristo,
Ketyanne.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

01/01/2010

Leitura do dia: Gêneses 1-3; Mateus 1.
Olá amados! Que a graça e a paz do nosso Senhor esteja com vocês!
Este é o primeiro dia do ano, e por isso também é o dia em que vamos começar a nossa leitura da Bíblia, que terminará no útimo dia deste ano, com a graça de Deus.
Sempre que me for possível, estarei comentando alguma coisa sobre um dos textos lidos por nós, ou quem sabe sobre todos, ou ainda quem sabe sobre algum testemunho que Deus me proporcionou por causa de algum texto.
Sobre a nossa leitura de hoje, gostaria que você pensasse no seguinte: Os três primeiros capítulos de Gêneses nos falam da criação do mundo e do projeto inicial que Deus tinha quando criou o homem e da sua queda posteriormente. A partir daí, toda a humanidade recebeu a herança nada agradável do pecado, que nos afastou de Deus. Entretanto, o capítulo 1 de Mateus nos fala do nascimento de Jesus, que é a solução definitiva de Deus para toda a separação que o pecado fez entre Deus e o homem.
Isto deve nos trazer à memória algumas coisas. A primeira é que tudo quanto Deus tinha que providenciar para que sejamos reconsiliados com Ele já foi feito. E a segunda é que quando tudo parecer perdido, o nosso Deus sempre tem a solução.
Portanto, comece este ano com esperança no seu coração, com a certeza de que dias muito melhores virão, se você perseverar na fé e na sua comunhão com Deus.
E só para terminar, medite no texto que está em Jeremias 29:11, que diz: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança". Deus quer nos dar um futuro e uma esperança. Portanto, você não precisa nem deve começar o ano desiludido, sem perspectivas. Anime-se, creia, e busque conquistar as vitórias de Deus para você!
Deus abençoe a todos!