terça-feira, 19 de janeiro de 2010

QUE TIPO DE TERRA É O SEU CORAÇÃO?

Mateus 13:3-9, 18-23.
Muitas vezes, usamos esta parábola para falar aos não convertidos sobre a necessidade que eles têm de ter um coração fértil para a Palavra de Deus. Entretanto, não prestamos atenção em um pequeno, mas significativo detalhe: Jesus falou esta parábola para uma multidão, cuja maioria não entendia nada do que ele estava falando. Mas ele não permitiu que os seus discípulos ficassem sem entendê-la. Ele queria que eles soubessem de toda a verdade do Pai revelada por ele.
Aqui, Jesus compara o coração do homem a quatro tipos de solo, onde a sua Palavra é semeada:
1. A semente da beira do caminho. Neste caso, Jesus explica que a sua Palavra é roubada por Satanás do coração do ouvinte da Palavra de Deus. Ela descreve aqueles que ouvem, mas não conseguem guardar a Palavra de Deus nos seus corações e mentes. É como se houvesse um bloqueio mental. Uma pessoa muito próxima a mim queria servir a Deus com sinceridade, mas não conseguia lembrar-se de absolutamente nada do que foi pregado no dia anterior, não conseguia decorar um só versículo. Nós começamos a orar juntas e, depois de um tempo, ela começou a orar sozinha (o que antes não fazia), começou a pelo menos se lembrar das coisas que Deus havia falado de maneira pessoal ao seu coração. Ainda estamos no processo, mas pelo menos eu sei que hoje Satanás não consegue mais tirar a Palavra de Deus do coração dela. Esta batalha foi vencida.
Muitos, entretanto, permitem que Satanás roube de seus corações a Palavra de Deus, porque simplesmente não lhe dão a atenção devida, e depois querem lembrar do que foi falado.
2. A semente que caiu entre as pedras. Jesus descreve estes como aqueles que entendem a Palavra de Deus, recebem com alegria, mas são superficiais, não deixam que ela crie raízes. Todos nós sabemos que árvore sem raízes não dão frutos porque não se mantém de pé, que relacionamentos sem raízes não são duradouros porque não resistem às provas das diferenças. Se sabemos de tudo isso, então, por que queremos ter com Deus um relacionamento superficial, sem compromisso, e ainda sim queremos dar frutos para o reino? As suas prioridades e o seu grau de comprometimento com a Palavra de Deus vão definir que árvore vai criar raízes, crescer e dar frutos: a árvore da Palavra de Deus e de uma vida santa, ou a árvore do pecado que frutifica para a morte espiritual e até física.
Jesus disse que estas pessoas logo desistem quando chega a perseguição, mas a Palavra de Deus nos adverte que se quisermos participar da sua glória, então temos que participar também do seu sofrimento (Fp. 3:8-11; 1 Pe. 5:8-10).
3. A semente que caiu entre os espinhos. Estas são as pessoas que até tem a Palavra de Deus bem enraizadas nos seus corações, mas deixam que os espinhos das ilusões que o mundo tem a oferecer sufoquem a sua fé. Estas pessoas acabam tomando a forma do mundo, quando a Palavra de Deus diz que devemos não nos conformar com ele. Consequentemente, elas não experimentam a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, e por isso não conseguem frutificar.
4. A semente que caiu em terra boa. Este é o coração que não oferece reservas, obstáculos, para que a Palavra de Deus produza frutos de vida em sua vida. Estes frutificam, conforme a sua capacidade.
A que tipo de terra podemos comparar o nosso coração? Hoje o Senhor Jesus nos quer dar uma Palavra de exortação, mas também de esperança. Se a terra do seu coração não tem sido uma terra boa, mas tem sido uma das três primeiras terras que descrevemos aqui, o Senhor Jesus quer transformar você em terra frutífera. Em 2 Crônicas 7:14-15, temos uma promessa. Se nós, que somos o povo de Deus, nos humilharmos, e orarmos, e buscarmos a face do Senhor, e nos convertermos dos nossos maus caminhos, o Senhor sarará a terra do nosso coração e ela produzirá frutos que glorificam seu nome. Portanto, o que nos resta é nos arrependermos e aceitarmos o perdão de Deus, afim de que Ele cure primeiro o nosso coração, e com o coração curado, fica fácil de Deus responder às nossas orações.
Deus abençoe a sua vida.

No amor de Cristo,
Ketyanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário