segunda-feira, 27 de junho de 2022

CUIDANDO DA MENTE E DO CORPO

CUIDANDO DA MENTE E DO CORPO

 

Texto Base: Pv. 4:20-27.

Olá, povo bonito! A paz do Senhor!

Nossa! Quanto tempo que não escrevo aqui! Mas hoje, em especial, o Espírito Santo tocou no meu coração para que eu volte a escrever, e me deu esta Palavra rica, que gostaria de compartilhar com vocês. Ela nos oferece  dicas preciosas de como podemos cuidar da nossa mente e, a partir dela, do nosso corpo. O texto é meio longo mas eu pretendo ser o mais sucinta possível. Então, vamos nessa aprender com Deus?

Como vocês já devem saber, o livro de Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão, filho do Rei Davi, que foi considerado o homem mais sábio de todos os tempos. No começo do livro, ele fala sobre a importância da sabedoria e do conhecimento, e que  um dos objetivos deste livro é nos tornar sábios, trazer orientações práticas para sermos felizes e nos tirar aquela ingenuidade que não consegue ver a malícia dos maus, impedindo assim, que possamos nos defender deles. Então, quem está nos aconselhando não é um simples influenser dos tempos bíblicos, mas um homem que provou de muitas coisas, e por fim reconheceu que o “Temor ao Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv. 1:7).   

Ele começa nos falando sobre a Importância dos mandamentos, ensinando-nos a:

1.       Darmos atenção real a Palavra de Deus (Pv. 4:20).  Aqui, estar atento é ouvir e pensar sobre, refletir, buscar entender.

2.       Devemos estar sempre em contato para depois internalizarmos o que a Palavra diz (PV. 4:21). Se deixamos de contemplar a Palavra, de tê-la diante dos nossos olhos, ou seja, de ter contato diário com ela, então não guardamos no coração. É um processo contínuo. Quanto mais nos expomos à Palavra, mais a amamos e vemos os seus frutos em nós.

E Salomão nos ensina isso por um motivo simples: Elas, as Palavras de Deus, são vida (inclusive emocional) para nós, e fazem bem também para o nosso corpo (Pv. 4:22). Aqui vemos o quanto a mente e o corpo estão interligados, e quanto o nosso corpo pode sofrer quando há grande sofrimento na nossa alma, muito por conta do que pensamos acerca do que vivemos.

Mas há uma verdade preciosa aqui. Depois de nos falar da importância da palavra de Deus, que transforma nosso olhar e nossa mentalidade, o Rei Salomão nos dá conselhos práticos. Este são os mandamentos dos quais ele queria que déssemos ouvidos e guardássemos.

1.       Guarde o seu coração (Pv. 4:23). Aqui está o primeiro e mais importante mandamento: guardar o coração. Mas o que seria isso? Seria se fechar por completo e não amar mais ninguém? Não. Se fosse assim, não teríamos dois grupos principais de mandamentos, corroborados por Jesus: Amar a Deus sobe todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos. Aqui, estamos falando de equilíbrio, de não entregar o nosso amor a pessoas que não temem a Deus porque não temerão ferir o nosso coração, de não sair deixando que as nossas emoções controlem os nossos atos, mas ter o controle do que pensamos, para controlar o que sentimos e o que fazemos.  Quando as nossas emoções nos controlam, fazemos o que não queríamos fazer, e depois nos arrependemos. E aí nos ferimos, nos magoamos com o outro pensamos em desistir dos sonhos que Deus colocou no nosso coração, e toda uma infinidade de dores nos sobrevém. Perdemos, por fim, a esperança e a motivação na vida, e é isto que o sábio Salomão quer evitar.   

2.       Devemos ter controle sobre o que falamos. Quando não guardamos o coração, e aqui vale dar um novo sentido a isto, o sentido de avaliar as nossas intenções, falamos o que não convém. É normal que tenhamos pensamentos maus, mas não é normal que os admitamos na nossa conduta sobre as pessoas. Devemos rejeitá-los. Pedir a Deus que nos ajude a ver o outro de forma diferente, mais adequada e parecida com a maneira de pensar de Deus.  Que a nossa fala seja coerente com a nossa fé.

3.       Não viva a vida olhando para o passado. Desapegue-se (Pv. 4:25). Não dá para ser feliz e ter saúde emocional e física lamentando o tempo todo o que passou, ou vivendo como se toda sua expectativa de vida estivesse no passado. Olhe para o que Deus está fazendo hoje, proporcionando hoje, revelando hoje, pedindo hoje, falando hoje, agindo neste tempo em que vivemos.

4.       Considere os caminhos por onde você tem andado e, caso necessário, refaça a rota (Pv. 4:26-27).  Endireitar as veredas tem a ver com isso, refazer caminhos. Mas, como refazer, se nem paramos para avaliar por onde estamos indo? Autoconhecimento e auto avaliação são imprescindíveis, porque não dá para chegar a lugares certos por caminhos errados. É mentira aquele ditado que diz: “Todo caminho dá na venda”, ou  “Todos os caminhos levam a Deus”. Nem toda venda vende o que precisamos, assim como também só há um caminho que nos leva a Deus, Jesus Cristo (Jo. 14:6; At. 4:12). Se sabemos quais os caminhos em que  estamos, sabemos onde estes caminhos nos levarão. Se sabemos onde chegaremos, saberemos se devemos ou não refazer a rota para chegar onde realmente queremos.

Espero que esta mensagem tenha abençoado sua vida, e que ela, pelo poder da palavra de Deus, te dê mais saúde emocional e física, em nome de Jesus   !

Deixa aqui seus comentários, caso queira. E até o próximo texto.     


Siga-nos nas nossas redes sociais:

Instagram: @ketyanne_bs

Youtube: Ketyanne.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário