sexta-feira, 3 de junho de 2011

PEQUENAS COISAS

"Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer uma sabedoria perder todo o valor."
(Ec. 10:1).

Olá, amados!
Hoje vim compartilhar mais uma daquelas palavras que o Senhor nos diz e alimentam nossa alma. Eu estava num culto para mulheres ontem, quando o Senhor usou a pastora para ministrar esta palavra aos nossos corações. e ao longo desse dia, tudo o que eu fazia ou lia parecia confirmar e complementar o que o Senhor já havia dito.
Olhando para este texto, fico imaginando como coisas aparentemente insignificantes podem ser tão importantes para o sucesso ou fracaço de grandes coisas. Quem prestaria atenção numa mosca morta? Quem daria falta? Mas quando esta mosca cai num frasco de perfume, é o grande frasco que fica estragado.
Da mesma forma somos nós. A pequena omissão pessoal em relação ao que acontece em nossa nação significa enfraquecimento na luta por uma nação melhor e mais justa. O nosso voto (hoje tido muito mais como uma obrigação que como um direito conquistado para fazer valer a nossa voz), a nossa aminésia política (que muitas vezes significa que tudo pode virar pizza que não vamos nos mecher, embora reclamemos a princípio), o nosso comodismo em denunciar o que está errado, são como pequenas moscas dentro do nosso frasco. Mas estas mosquinhas fazem com que a esperança por uma sociedade mais justa se perca, com que não confiemos nas pessoas por acharmos que todos vão nos roubar e ferir, com que aceitemos as agressões à moral, à dignidade humana e à palavra de Deus como sendo algo que precisamos aprender a ver como normal. Assim, quando o país quer colocar um material impróprio como matéria a ser estudada e aprendida pelos nossos filhos, ao mesmo tempo em que investe milhões em material didático repleto de erros, simplesmente dizemos: "O que é isso?" Mas isso é tudo.
E o que dizer das moscas que entram no frasco de perfume dos nossos relacionamentos? Deixamos que a mosca morta do orgulho estrague a oportunidade do perdão e da restauração, deixamos que a mosca morta da mentira estrague a exceleência da confiança, deixamos que a mosca morta da mágua impessa que o amor exale o seu bom perfume. E qual o resultado? Infelicidade por falta de perdão, hipocrisia por falta de verdade e amargura e rejeição por falta de amor. Focamos tanto nos pequenos defeitos que esquecemos de reconhecer o amor sacrificial que tantas vezes nos foi demonstrado. Focamos tanto em nós mesmos, que por vzes acabamos não entendendo porque estamos experimentando uma tão grande solidão. Amados, os divórcios e a quebra de grandes amizades não começaram com grandes coisas, começaram com aquelas que julgávamos insignificantes.
Portanto, amados, hoje a minha oração é que o Senhor nos ajude a demonstrar amor nas pequenas coisas, a buscar motivos para nos alegrarmos com pequenas coisas, para nos maravilharmos na presença de Deus por pequenas demonstrações de seu cuidado para conosco, e acima de tudo, que o Senhor nos transforme nas pequenas coisas para forjar em nós um grande caráter, semelhante ao caráter de Cristo.

Que o Senhor te abençoe de forma grande e através de pequenas coisas.

Um comentário:

  1. Minha amiga, você sempre fazendo relação do que aprende, do que ouve, com outras coisas que já aprendeu, que já adquiriu, tanto intelectual quanto emocionalmente. Gostei das analogias e de cada âmbito que expôs. É realmente muito lúcida a tua ideia e muito palpável. Por muitas vezes, acabamos por deixar que as moscas diárias caiam no nosso perfume, e depois, ainda que as retiremos, o aroma do perfume, jamais será o mesmo.
    Espero, sinceramente, que mosca alguma venha sequer a sobrevoar a nossa amizade.
    Amo-te.

    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir