sexta-feira, 22 de abril de 2011

O FIM DA LUTA

Assim houve uma medida de farinha por um ciclo e duas medidas de Cevada por um ciclo, conforme a palavra do Senhor.
E o rei pusera à porta o capitão em cujo braço ele se apoiava; e o povo o atropelou na porta, de sorte que morreu, como falara o homem de deus quando o rei descera a ter com ele. Porque, quando o homem de Deus falara ao rei, dizendo: Amanhã, por estas horas, haverá duas medidas de cevada por um ciclo, e uma medida de farinha por um ciclo, à porta de Samaria, aquele capitão respondera ao homem de Deus: Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isto suceder? E ele dissera: Eis que o verás com os teus olhos, porém não o comerás.
“E assim foi; pois o povo o atropelou à porta, e ele morreu.”
(2 Rs. 7:16-20).

Olá amados!
Hoje eu queria compartilhar com vocês uma frase que o Senhor compartilhou comigo a semana passada, mas que deixou o meu coração tão alimentado, que todos os dias acordo como se aquela fosse uma palavra nova, que eu ainda não tivesse ouvido.
Eu estava em casa, num daqueles momentos de oração em que você diz a Deus: “Senhor, até quando?! O detalhe é que eu e minha Igreja estávamos no meio de um período de jejum e consagração, onde o propósito era colocar aqueles sonhos mais queridos, aquela vitória tão esperada, na presença do Senhor. Claro, sem esquecermos aquele tempo gostoso de intimidade e consagração tão necessário! Foi exatamente neste tempo de oração que o Senhor compartilhou comigo a seguinte frase:
“O fim da luta é uma questão de tempo, mas a vitória é uma questão de fé.”
Eu comecei a pensar sobre essa frase, e percebi como, muitas vezes, nós não percebemos que o fim da luta pode não ser, necessariamente, o momento da vitória.
Por um momento, perguntei ao Senhor: “Senhor, mas se o fim da luta é uma questão de tempo, a vitória também não é?”
E o Senhor me disse: “Não necessariamente. A luta, minha filha, um dia tem que acabar. Mas você pode acabar a luta como derrotada, ou como vitoriosa, e é a fé em mim que vai te garantir a vitória.”
Foi aí que percebi que muitas vezes dizemos: “Irmão, tenha calma! Um dia a luta acaba!” E até parece que a vitória é inevitável. E ela é mesmo! Se você crer, se essa fé te levar a obediência, a vitória realmente é inevitável, é apenas uma questão de tempo, assim como o fim da luta. Se, entretanto, você desistir no meio da batalha, se a fé que você diz ter fica apenas nas palavras enquanto você vive o oposto, se essa fé não faz você confiar o suficiente para obedecer quando as circunstâncias são adversas, certamente o fim da luta virá, mas não será como você espera.
Temos aqui um exemplo claro no texto que lemos. Era tempo de fome entre o povo de Deus, fome esta que já veio por causa da desobediência, e o Senhor havia prometido que dentre os inimigos traria o alimento para o seu povo. O capitão que era homem de confiança do rei, simplesmente resolveu colocar Deus numa caixinha e definir aquilo que Deus poderia ou não fazer. E o resultado foi que ele VIU a provisão de Deus, mas não EXPERIMENTOU do milagre.
Muitas vezes, agimos de forma parecida. O Senhor promete prover as nossas necessidades de onde não esperamos, e nós resolvemos lhe impor os limites que nós achamos que Ele tem. Quando a luta acaba, quando Deus vence os nossos inimigos, mas de alguma maneira não experimentamos o milagre, ficamos questionando ao Senhor, perguntando o que foi que aconteceu. Muito simples! A luta acabou, mas a fé não estava lá, para garantir a vitória.
Portanto, amados, continuemos firmes nas promessas de Deus. Não permita que o fim da luta chegue, sem que você experimente o doce sabor da vitória como recompensa pela obediência. E que o Senhor possa alimentá-lo a cada dia com esta frase: “O fim da luta é uma questão de tempo, mas a vitória é uma questão de fé!”
Que o Senhor te abençoe!

Um comentário:

  1. Quantas vezes deixamos de vencer uma luta por falta de fé, resolvemos parar no meio do caminho, e comparamos Deus conosco. Imaginando que é impossível também para Ele. Grande e infeliz engano. Sempre ouvimos alguém dizer: "Faça o que podes, até onde podes, quando não for mais possível para ti, Deus entrará em teu favor.", ainda assim, esperamos sempre um limite em Deus. Acredito que estamos tão acostumados às limitações de todos a nossa volta, inclusive às nossas, que fica difícil imaginar um ser que não as tenha. Mas é bom que nos acostumemos com isso. Pois como está escrito em Lucas 1.37: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”, e também em Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Além disso, quando Deus nos manda ficar na posição e esperarmos por Ele, porque Ele atuará, não há nada melhor a ser feito, afinal como está escrito em Números 23.19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" e como o meu pastor pregou ontem na vigília: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15.7. Mas para isso, como há no início do versículo, devemos estar nEle. Essa é a condição para alcançarmos a vitória. É mesmo uma questão de fé, de estarmos em Deus.

    Que Deus continue te capacitando e abençoando, minha amiga.
    Eu te amo.

    ResponderExcluir