Mostrando postagens com marcador Um pouquinho de mim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Um pouquinho de mim. Mostrar todas as postagens

domingo, 13 de janeiro de 2019

A DESPEDIDA


Foste embora sem que eu pudesse me despedir,
Sem que ao menos pudesse te dizer adeus.
Sei que nada que era meu ficou em ti,
Mas em mim ainda havia
Um amor que era só teu.

Mas hoje me despeço de tudo isto,
Da dor, do amor, das lembranças.
Hoje ponho tudo aos pés de Cristo,
E reafirmo nele a minha esperança.

Sempre te tratei como um príncipe do Senhor,
Mas nunca esquece de que também sou princesa.
Sei que o nosso Deus me fez completa com o seu amor,
E que se a saudade quiser me trazer de volta a dor,
Cristo é a minha fortaleza.

Saiu consciente de ter de dado o meu melhor,
Embora lamente por não ter sido suficiente.
É que o amor é uma luta que a gente não luta só.
Por isso não sinto que perdi.
A minha parte na batalha eu venci,
Mas a vitória completa dependia da gente.

Você escolheu algo diferente de mim.
Quem sabe tenha sido mais sábio que eu?
Aprendi com a Bíblia que o melhor de tudo está no fim.
Então vou prosseguir, vou cuidar de mim,
Sem me lamentar pelo que a gente não viveu.

Que Deus faça o melhor para nós dois.
Que ele cubra de bênçãos sua vida.
Se a gente não se encontrar mais aqui,
A gente se vê no céu depois.
É de verdade, o que eu desejo para ti.
Este é o meu jeito de fazer nossa despedida.

domingo, 18 de junho de 2017

COMO É DIFÍCIL

Como é difícil crer nas evidências!
Elas me dizem que você só me usou,
E que comigo não se importa.
Queria poder ver além das aparências,
Para poder entender o que mudou,
E porque tanto abandono como resposta.

Como é difícil conhecer suas ações,
Mas não saber os equívocos que cometi!
Será que foram puras suas intenções?
Se foram,  por que partir, então?
Em que momento da história me perdi?

Mais difícil que não ter você aqui,
É não saber o que fez com que déssemos errado.
Se as interrogações ainda estão em mim,]
Como colocar a nossa história no passado?

Como crer que o que te moveu foi a vingança,
Se te vejo como um homem de Deus?
Como crer que aquele que não deseja a aliança,
É o mesmo que em Cristo põe sua confiança,
E almeja estar com Cristo no céu?

Queria tanto que Jesus me respondesse!
Especialmente se o erro fosse meu.
Queria tanto que a verdade aparecesse!
Para que todo engano desaparecesse,
E Deus mais uma vez mostrasse que Ele é Deus.

Mesmo que você não voltasse,
Eu teria paz para prosseguir.
Não haveria dor que o tempo não curasse.
E as interrogações chegariam ao fim.

Porque de uma coisa estou certa, meu amor,
Mesmo que esteja sendo difícil conviver com a dor,
Eu vou viver tudo que o Senhor preparou,
Porque não creio na história que Satanás contou,
Creio na que Deus já escreveu para mim.

domingo, 19 de abril de 2015

PARA ME SENTIR AMADA


Hoje me peguei pensando na vida, e tive vontade, como tive muitas vezes, de escrever sobre o que estou sentindo. Mas se expor, dizer que está doendo, nem sempre é uma coisa fácil, especialmente no mundo virtual. Sempre evitei este tipo de atitude, quando o assunto era o meu coração. Preferia, costumeiramente, a exposição discreta que as minhas músicas e poesias me proporcionam. É mais fácil não ter que explicar porque compus.
Mas hoje pensei: por que não? Sou humana, normal, me apaixono, sinto saudade, como todo mundo! E também, quem sabe a minha dor não se pareça com a dor de alguém e, com a mesma consolação com que fui consolada, possa consolar também? Não é isso que aprendemos com o Apóstolo Paulo (2 Co. 1:4)? Pois é. Por estes motivos, resolvi tomar coragem e escrever.
Todos temos muitos sonhos, alguns maiores, outros menores; alguns que podemos realizar praticamente sozinhos, e outros que não conseguimos realizar sem o outro; alguns que, quando não se realizam, nos incomodam muito pouco ou simplesmente são esquecidos, e outros que nos trazem um profundo sentimento de frustração; alguns são conquistados a curto, médio, longo prazo, e outros temos que aprender a permitir que o Senhor os troque por outros melhores para nós. Isto é comum a todos. Entretanto, os nossos sonhos não são iguais, porque somos únicos. Até mesmo quando classificamos os nossos sonhos em categorias como: comprar uma casa, encontrar a pessoa amada, fazer sucesso na carreira, etc, ainda sim, sonhamos com ideais diferentes para cada um destes. A casa ideal para mim, pode não ser ideal para você. A pessoa certa para mim, pode não ser nada parecida com o seu sonho de consumo sentimental. E isso é normal, não é?
 O problema começa quando tentamos e nos frustramos, quando pensamos que finalmente chegou o tempo da realização, e novamente saímos feridos. Nestes momentos, além do sentimento de desânimo, eu pelo menos, costumo fazer as seguintes perguntas: Por que Deu errado desta vez? O que posso fazer? Onde estou errando? O que Deus quer me ensinar com isso? Acho que sinceramente, de todas,  a mais inteligente é esta. Pelo menos é esta que Deus sempre faz questão de responder, embora algumas vezes eu não consiga entender a resposta no tempo em que gostaria.
Você sabe quais são os meus dois maiores sonhos? Sem falsa modéstia, sem hipocrisia, sem máscaras? Cumprir o chamado que Deus me deu, e me sentir amada por alguém com quem eu possa compartilhar a vida. O primeiro depende só de mim, mas o segundo não dá para realizar sozinha. Antes eu achava que este era o sonho de todo mundo: desfrutar do amor de Deus, pleno, perfeito, e amar e ser amado. Hoje, tenho visto um número crescente de pessoas que não dão muita importância a nenhum dos dois, ainda que no caso do primeiro, acredito que sempre ficará um vazio exatamente do tamanho de Deus no coração do homem, quer ele creia nisso, quer não.
Também descobri que quanto maior o sonho, mais difícil de realizar, e maiores são as provas que você passa naquela área específica. E isto tem uma relação direta não só com o tamanho do sonho, mas também com o tamanho do sentimento de frustração, de fracasso que sentimos a cada tentativa mal sucedida.
Tantas vezes projetei fazer grandes coisas para Deus e não deu certo! Tantas vezes pequei em coisas que prometi não mais pecar! Sem contar nas vezes em que investi numa relação, dei o melhor que pude, e sempre me senti rejeitada no final, como se fosse boa o bastante para ser apenas aquela que dá suporte quando necessário, para no fim receber um: “muito obrigado, mas agora não precisa mais”. E estas não são dores do passado para mim. São coisas que me dilaceram, que me fazem sangrar por dentro, muitas e muitas vezes.
Entretanto, duas coisas me fazem recuperar a alegria e a motivação para continuar sonhando: A primeira é saber que Deus me ama e aposta no meu potencial, apesar dos meus defeitos e limitações. Isso me dá um alívio incrível! Porque eu sei que posso continuar tentando melhorar e agradá-lo mais em tudo. A segunda é que o fato de não ter sido amada por quem um dia amei não impede que Deus restaure o meu coração com o seu amor, e me ensine a me amar mais e a valorizar os meus próprios sentimentos, sem ter vontade de cair no extremo do egoísmo, ou pelo menos sem precisar cair na tentação de vestir a capa do egoísmo e da amargura para mascarar a dor da rejeição.
E aí você pode perguntar: Isso é possível? Sim, mas se você permitir que o Senhor te restaure, se você cultivar comunhão com ele. Porque nós, por nós mesmos, apenas reagimos ao que nos aconteceu. Apenas Deus pode refazer o nosso coração de tal maneira que possamos crer que cada história é única, e que Deus pode nos mostrar onde erramos no passado para acertarmos no presente e construirmos um final feliz para nossa história no futuro. Porque afinal, plantar é opcional, mas colher é obrigatório. E do mesmo jeito que isto serve para nos lembrar que colheremos o mal se plantarmos mal, também deve servir para nos encorajar que colheremos o bem se o semearmos.
Hoje, não espero viver um grande amor para me sentir amada. Quero me sentir amada por Deus e mergulhar nesse amor, quero sair com meus amigos e me sentir amada pelos bons amigos que Deus me deu, quero sorrir, quero ver gente, e quero me sentir amada por mim, valorizando os meus sentimentos e o meu papel para o crescimento do Reino de Deus e para tornar a sociedade melhor e mais compreensiva, mais amável. Estou reeditando as minhas expectativas em relação a isto, sem contudo me trancar. Afinal, guardar o coração não significa impedir que novas histórias aconteçam.
Termino com a frase com que o Senhor tem me consolado, e desejo que o seu coração receba do Senhor a mesma consolação, a mesma esperança de que dias melhores virão e a mesma capacidade de ser restaurado e curado. “O fim da luta é uma questão de tempo, mas a vitória é uma questão de fé.”

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ÀS VEZES O QUE SE QUEBROU NOS FAZ MAIS FELIZ DO QUE QUANDO CONSERTADO LIÇÃO APRENDIDA COM SIMBA


“O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.” (Ec. 7:8)
Amados, hoje estou com o coração cheio de alegria por um motivo aparentemente estranho. É que o Senhor me fez refletir numa verdade preciosíssima da forma mais simples e impressionante que pude imaginar. E mais uma vez, vejo Simba sendo usado por Ele como uma grande bênção.
É que no dia das crianças, ele ganhou um presente que ele mesmo escolheu de mim, um altere de borracha, com uns fiozinhos comestíveis no meio. Este é o brinquedo preferido dele até hoje, e ele sempre brincou com ele sem nunca quebrá-lo, até então.
Mas um belo dia, ele resolveu que queria tirar uma das bolinhas da extremidade do brinquedo, e conseguiu! Agora temos um altere sem uma das bolas. E o mais impressionante, é que de alguma forma que não sei, ele entende que todo brinquedo quebrado, que oferece risco se ele continuar usando, é jogado fora. Então, geralmente, quando ele quebra um, costuma escondê-lo até que a gente pega, ainda tenta ficar um pouco mais, mas logo entende que terá que dar adeus ao brinquedinho.
Com este, porém, foi diferente. Ele simplesmente começou a ver aquela bolinha partida como um novo brinquedo, muito mais encantador, muito mais interessante. Brincou tanto, tanto, tanto, como há muito não o via brincar, especialmente depois do tempo em que ficou doentinho. Em resumo, às vezes acho que o brinquedinho está lhe fazendo mais feliz, do que quando era um altere normal.
Muitas vezes, a nossa vida também tem coisas preciosas, que amamos muito e por isso zelamos por elas, ou não. Talvez nem reconheçamos que amamos e não damos o devido valor, mas mesmo assim, elas continuam intactas. Até que um dia elas quebram, por algum motivo quebram, e neste momento temos três escolhas: Podemos simplesmente descartá-las como algo sem importância, podemos agir como se não precisássemos nos desfazer do que se quebrou, ou podemos reescrever a nossa história com o que se quebrou, e ver o fragmento com uma oportunidade para recomeçar.
É bem verdade que Simba não vai ficar por muito tempo com esta bolinha que se partiu, mas ele decidiu ser feliz com ela até o último momento. No caso do altere, vou comprar outro igual para pôr no lugar deste, mas as pessoas, embora parecidas, não são substituíveis; deixam marcas únicas em nós.
Que possamos aprender com o Senhor a sermos mais felizes com o fim que com o começo, crendo sempre que Ele é e sempre será a provisão da nossa alegria. E que possamos aprender com Ele a termos a alegria de ver uma oportunidade de recomeço e de felicidade em cada expectativa, sonho ou projeto que se frustra, que se quebra.
Que o Senhor continue nos abençoando!

domingo, 9 de dezembro de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do Céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tão pouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas. E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.” (At. 17:24-25). “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma quanto o corpo. Não é verdade que dois passarinhos são vendidos por apenas algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão, se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados.” (Mt. 10:28-30). Nestes útimos dias, tenho pensado bastante sobre a minha própria vida, e o Senhor tem me concedido também o privilégio de observar vários outros exemplos de vida, uns bons, outros nem tanto, naturalmente. Quanto a mim, o que posso dizer que os últimos tempos foram bem intensos. Muitas batalhas, muitas vitórias, muitos fracassos aparentes, muitas lágrimas de alegria e também de tristeza (porque não), muitas promessas cumpridas pelo Senhor, mas também muitos momentos em que lembro daquele versículo de Provérbios que diz que a “esperança adiada entristece o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” (Pv. 13:12), e por aí vai. Como costumamos dizer a vida é assim mesmo, cheia de paradoxos e, algumas vezes, até de antíteses. Mas então, se a vida é assim tão complexa, como podemos defini-la? Bom, definições há muitas, as mais variadas, certamente. Alguns veem como um milagre da natureza, outros apenas como algo que tinha que acontecer já que a reprodução dos seres vivos, incluindo os humanos, existe. Outros ainda preferem adotar um conceito resumista ao afirmarem que é bonita e fim. Eu, porém, prefiro a simplicidade da bíblia, que vê a vida como um dom, um presente, uma concessão de Deus, e estes versículos nos mostram isso. Eu não posso conceber a ideia de que fui formada por um acaso da reprodução, nem posso crer que sou um milagre da natureza que, detalhe, também foi criada um dia. Se assim fosse, qual seria o propósito da minha vida? Eu mesma teria que arranjar um? Viver seria muito preto e branco, se fosse assim. Prefiro crer que a minha vida é um presente de Deus, e que foi-me dado este presente com um grande propósito, com o maior de todos os propósitos do mundo, o de que eu pudesse conhecer a Deus, desfrutar do seu amor, e assim, sem reservas, sentisse uma vontade irresistível de adorá-lo cada dia mais. Quanto mais o conheço, mas o amo. Quanto mais o obedeço, mas tenho vontade de obedecer. Mas com tudo isso, a perfeição anda longe, bem longe de mim. E aí eu, como qualquer pessoa, me vejo cheia de preocupações, inquietações, medos, e a lista é grande. E nesses momentos, é extremamente fácil esquecer que a Bíblia diz que o Senhor é quem dá a vida, a respiração, e todas as coisas, ou seja, Ele Sabe Tudo O Que Preciso. E sabe o que é ainda melhor? Ele não apenas sabe, mas também me supre de todo o necessário (Fp. 4:19; Mt. 6:31-33). Deus não precisa de mim, mas eu preciso muito dele, e como é bom reconhecer que preciso, que dependo, porque seu amor e cuidado nunca falham. Também esqueço muitas vezes que meus dias estão contados, que como diz o nosso texto em Mateus, até os meus cabelos estão contados. Isto significa que o Senhor cuida de mim nos mínimos detalhes, e portanto a minha vida está segura. A minha vida não terminará quando alguém quiser, por mais poderoso que seja, terminará quando simplesmente o senhor me disser: “Deixa esse mundo estranho, manchado aí, e vem conhecer a maravilha que preparei para ti!” Então, para que me preocupar com o tempo que ainda tenho para viver? Ou para que temer a enormidade de perigos que envolvem esse mundo? Minha vida está segura! Em resumo, hoje decido trazer a minha memória a esperança verdadeira, a convicção, de que a minha vida é um presente especialíssimo, dado pela pessoa mais importante do mundo. Portanto, preciso valorizá-la, preciso amar mais e mais aquele que me concedeu o privilégio de estar viva, e tendo isso em mente, fica mais fácil descansar no seu cuidado e crer que, diferente de nós, umanos, Deus não impenha sua palavra para não cumpri-la depois. Se ele teve poder para formar a minha vida, se ele teve poder para operar o maior de todos os milagres que foi a restauração do meu relacionamento com deus, através de Cristo, como não terá poder de cumprir cada uma das promessas que me fez? Afinal, elas também fazem parte do seu projeto para mim. Que o Senhor nos anime neste dia! Que Ele encha o seu coração de toda esperança, como encheu o meu.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MENOS UM DIA PARA VIVER, E MAIS UM DIA PARA AGRADECER

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”
(Sl. 90:12).

Olá, amados! Como sempre, mais uma vez estou aqui para compartilhar de algo que Deus falou comigo. Afinal, o Senhor é sempre aquele que fala na hora certa a coisa certa, e tendo um Deus tão perfeito e tão excelente assim, eu só posso crer que, embora haja algumas coisas que só o Senhor só compartilha com você, na maioria das vezes, é sempre bom compartilhar com todos o que Deus compartilha conosco.
Hoje eu estava indo para o trabalho, quando dois colegas de trabalho se encontraram comigo, e ao começarmos aquela costumeira conversa de bom dia, um deles disse:
-Ah! Comigo está tudo bem, graças a Deus! Mais um dia!
E minha colega retrucou:
-Há! Está tudo na bênção, mas não porque é mais um dia, e sim porque é menos um dia!
E começou uma amigável discussão sobre se deveríamos ver o dia que começava como mais um, ou menos um. Meu colega dizia que minha amiga estava sendo muito pessimista, e ela afirmava que não, porque na realidade todos os dias a gente se aproxima mais da morte, que é o descanso de Deus.
Foi uma coisa simples, mas que ficou martelando na minha mente o resto da manhã, até que o Senhor, pertinho de largar, colocou no meu coração a frase que intitula esta postagem. Eu entendi, de pronto, o que o Senhor queria dizer, e embora esta seja uma palavra bem simples, eu queria conversar com você sobre isso.
Em primeiro lugar, devemos ter em mente a temporalidade da vida. É sobre ela que fala o salmo 90, cujo versículo 12 destacamos. O salmo que foi escrito por Moisés apresenta a eternidade de Deus e a curta vida do homem, ressaltando como somos dependentes de Deus para termos uma vida feliz. Isto nos ensina que devemos pensar que nossa vida é curta aqui, mas não se resume só a vida física. Teremos que encarar uma eternidade, estejamos com Cristo, ou não. O que muda é como viveremos esta eternidade, se quisermos viver independente dEle.
Nós nunca saberemos quando vamos morrer, e precisamos estar preparados para nos encontrarmos com o nosso Deus, para que não seja um dia de juízo, mas de festa pela justificação em Cristo. Será que temos pensado que nossa vida é pequena de mais para semearmos mal? Para ficarmos longe de Deus? Para preferirmos o pecado a santificação? Para vivermos relacionamentos superficiais, invés de construirmos raízes profundas?
Veja o que diz Eclesiastes, capítulo 7 e versículo dois:
“Melhor é ir a casa onde há luto, do que a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.”
Como dizem: “A única coisa que sabemos com certeza é que morreremos!, e eu acrescento um “se Cristo não voltar antes”. Portanto, é tempo de refletir sobre o que estamos fazendo com nossa vida! É tempo de lembrar que a vida passa rápido, quando nem percebemos!
Mas ao mesmo tempo em que nos lembramos da brevidade da vida, precisamos, então, agradecer o Senhor pelos anos que vivemos até aqui! Precisamos ver o dia de hoje como mais um presente dado por Deus, que precisamos administrar da melhor forma possível. Não veja sua história, seu passado, como algo que Deu errado, mas como uma história de vários capítulos, que o Senhor escreve diariamente junto com você, dando-lhe a oportunidade de junto com Ele, dar a ela um final feliz. E aproveite para, com o coração grato, pedir a bênção e a misericórdia de Deus para o resto de seus dias, para que você veja a vida com os olhos de Deus e alcance um coração sábio, a exemplo deste salmo.
Medite hoje! Ore! Busque mais ao Senhor! E lembre-se que embora a vida seja breve, ela continua sendo um belo presente de Deus!

Que o Senhor Jesus te abençoe.