segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ÀS VEZES O QUE SE QUEBROU NOS FAZ MAIS FELIZ DO QUE QUANDO CONSERTADO LIÇÃO APRENDIDA COM SIMBA


“O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.” (Ec. 7:8)
Amados, hoje estou com o coração cheio de alegria por um motivo aparentemente estranho. É que o Senhor me fez refletir numa verdade preciosíssima da forma mais simples e impressionante que pude imaginar. E mais uma vez, vejo Simba sendo usado por Ele como uma grande bênção.
É que no dia das crianças, ele ganhou um presente que ele mesmo escolheu de mim, um altere de borracha, com uns fiozinhos comestíveis no meio. Este é o brinquedo preferido dele até hoje, e ele sempre brincou com ele sem nunca quebrá-lo, até então.
Mas um belo dia, ele resolveu que queria tirar uma das bolinhas da extremidade do brinquedo, e conseguiu! Agora temos um altere sem uma das bolas. E o mais impressionante, é que de alguma forma que não sei, ele entende que todo brinquedo quebrado, que oferece risco se ele continuar usando, é jogado fora. Então, geralmente, quando ele quebra um, costuma escondê-lo até que a gente pega, ainda tenta ficar um pouco mais, mas logo entende que terá que dar adeus ao brinquedinho.
Com este, porém, foi diferente. Ele simplesmente começou a ver aquela bolinha partida como um novo brinquedo, muito mais encantador, muito mais interessante. Brincou tanto, tanto, tanto, como há muito não o via brincar, especialmente depois do tempo em que ficou doentinho. Em resumo, às vezes acho que o brinquedinho está lhe fazendo mais feliz, do que quando era um altere normal.
Muitas vezes, a nossa vida também tem coisas preciosas, que amamos muito e por isso zelamos por elas, ou não. Talvez nem reconheçamos que amamos e não damos o devido valor, mas mesmo assim, elas continuam intactas. Até que um dia elas quebram, por algum motivo quebram, e neste momento temos três escolhas: Podemos simplesmente descartá-las como algo sem importância, podemos agir como se não precisássemos nos desfazer do que se quebrou, ou podemos reescrever a nossa história com o que se quebrou, e ver o fragmento com uma oportunidade para recomeçar.
É bem verdade que Simba não vai ficar por muito tempo com esta bolinha que se partiu, mas ele decidiu ser feliz com ela até o último momento. No caso do altere, vou comprar outro igual para pôr no lugar deste, mas as pessoas, embora parecidas, não são substituíveis; deixam marcas únicas em nós.
Que possamos aprender com o Senhor a sermos mais felizes com o fim que com o começo, crendo sempre que Ele é e sempre será a provisão da nossa alegria. E que possamos aprender com Ele a termos a alegria de ver uma oportunidade de recomeço e de felicidade em cada expectativa, sonho ou projeto que se frustra, que se quebra.
Que o Senhor continue nos abençoando!