segunda-feira, 14 de março de 2011

VALE APENA OBEDECER

"Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Esta grande nação é, deveras, povo sábio e entendido. Pois que grande nação há, que tenha deuses tão chegados a si como é o nosso Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? E que grande nação há, que tenha estatutos e preceitos como toda esta lei, que hoje ponho perante vós?
Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração, todos os dias da tua vida; porém as contarás aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
(Dt. 4.6-10).

Ao longo da nossa vida, ouvimos muitos conselhos. Alguns são agradáveis aos ouvidos, mas não nos ajudam, não nos fazem crescer, e o que é pior, muitas vezes até nos incentivam para que continuemos na mesma vidinha medíocre de pecado. Outros, porém, são quase uma agressão a nossa alma. Eles nos confrontam, fazem com que enxerguemos defeitos em nós que não víamos e até fazem com que sintamos a miserabilidade do nosso pecado. Mas são eles que nos fazem crescer como pessoa e nos trazem para mais perto de Deus.
O texto bíblico que lemos foi dito por Moisés ao povo de Israel. Depois de ter dado toda a lei, de ter dito os pode e não pode, Moisés disse: Bom, agora que vocês já sabem o que devem fazer, façam e prestem atenção para não desobedecerem nada. Ele poderia parar aí. Afinal, Deus é soberano, Ele ordenou, e como diz o ditado popular: "Manda quem pode, e obedece quem tem juízo." Não é assim que pensamos, muitas vezes? Não vemos o Senhor como aquele poderoso chefão, que simplesmente ordena as coisas como bem quer e espera obediência? Como aquele estraga-prazeres, que não nos deixa fazer o que é bom na vida?
Se você já viu o Senhor assim, você precisa ouvir o que hoje Ele quer ministrar ao seu coração. Moisés não parou aí. Ele nos mostra algumas recompensas em obedecer e nos faz entender que quando o Senhor nos diz não, não é porque não quer que aproveitemos a vida, mas é porque Ele sabe que tem coisas mais excelentes lá na frente, preparadas para nós.
A primeira recompensa que o Senhor nos mostra é a sabedoria que produz bom testemunho. O texto nos diz que obedecer a Deus nos torna sábios, e isto tem a sua razão de ser. Muitas vezes, quando não sabemos o que evemos fazer ou escolher, oramos, ouvimos a voz de Deus, e Ele nos dá a estratégia certa. Grandes projetos começaram depois de um período de oração. Deus revelou o sonho do rei a Daniel, quando nenhum outro sábio conseguia ao menos saber o que o rei havia sonhado, porque Daniel e seus amigos orarm. No fim, o Senhor foi glorificado e Daniel promovido (Dn. 2). Todos tinham a Daniel como um dos homens mais sábios de todo o reino, e reconheciam que a sabedoria dele vinha de Deus.
E vejamos também o questionamento do Espírito Santo para nós. Que grandes nações há, que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? O Senhor foi aquele que apareceu na nuvem e falou com seu povo, que teve Moisés e Abraão como amigos e nos chamou a desenvolver a mesma amizade com ele, que vocaciona profetas e sacerdotes para ouvir e falar com seu povo. Que Deus há que veio, depois da morte de Cristo, habitar em nós para ser o nosso consolador? Quando obedecemos, podemos sentir a presença de Deus cuidando de nós, consolando-nos em nossas tristezas, suprindo-nos em nossas necessidades, corrigindo-nos com amor, mesmo quando merecemos castigo e punição apenas. Se os outros deuses querem ser agradados, o nosso quer nos fazer feliz; se outros deuses pedem tudo dos que os servem, o nosso não poupou a si mesmo e se entregou por nós.
Outra recompensa que recebemos por obedecer é que não apenas viveremos a justiça de Deus, mas aprenderemos a ser justos, como Ele. Que o Senhor julgava com justiça, Israel não tinha dúvida. Sabia que o Senhor é o juiz de toda a terra. Tinha visto isso, quando o Senhor julgou a sua causa e pesou sua mão contra Faraó e seu povo. Entretanto, Deus queria ainda mais; queria que o seu povo aprendesse a ser justo como Ele é. Lembram-se de que muitas vezes, o Senhor dizia em Levítico: "Sede Santos, porque eu, vosso Deus, sou santo"? Muitas vezes, Deus queria que o povo fosse santo como Ele em relação a sua vida diária, a sua moral, ao seu modo de tratar os pobres, as viúvas e os órfãos. Neste texto, é como se o Senhor dissesse: "Sede Justos, porque eu, vosso Deus, sou justo."
Tudo o que o Senhor nos pede hoje, tudo o que Ele nos aconselha, é que sejamos obedientes, porque ele quer que entremos numa boa terra de descanso, quer que vivamos todos os dias de nossas vidas nela, quer cumprir as suas promessas em nós. Em outras palavras e resumindo, queridos, que possamos ouvir e acatar os bons conselhos do Senhor, nosso Deus, e que seja lá o que formos fazer, seja lá qual for a decisão que tenhamos que tomar, que possamos escolher a obediência. Vale apena obedecer ao Senhor.
Que o Senhor te abençoe grandemente!